14 de março de 2009

Bem vindo ao futuro

Alguém já parou para pensar em como evoluimos cada vez mais rápido?

Imagina o quanto tudo isso é assustador para pessoas de 60 anos verem como o mundo está.

Você consegue pensar em como podemos evoluir mais? Se existe ainda o que fazer para melhorar nossas vidas?

O mundo foi transformado quase que completamente em uma coisa cibernética, tudo se liga por computadores, podemos viver dentro de um computador, fazer amizades, ter brigas e até namoros virtuais.

Existem controvérsias se a internet afasta ou faz as pessoas ficarem mais unidas. Acredito que as duas coisas, porque com ela conhecemos pessoas do mundo todo, criamos vinculos inacreditaveis, mas muita vezes isso é uma relação de certo modo fria, sem contato humano, já que não sai da frente da tela em sua maior parte.

Mas tuda essa evolução que digo não é somente a internet, pela TV conseguimos até ver noticiarios do mundo todo, com atrasos de segundos somente. Sabemos quase tudo que acontece pelo mundo em tempo real.

Quem é que consegue filtrar tudo que acontece no mundo? Ninguém. Temos diversos canais e materiais na internet para que alimentemos nosso conhecimento e nos atualizemos, só que isso não é bem aproveitado, todos preferem verificar seus e-mails vendo apresentações de powerpoint, entrando no orkut e conversando no msn.

Ainda não sabemos como aproveitar toda essa tecnologia que está nas nossas mãos, somos seres preguiçosos, que achamos que basta ler o título de uma matéria ou o resumo do dia e nos sentimos completamente atualizados.

Sentimos preguiça de pensar, queremos que tudo cai nas nossas mãos prontos, sem que precisemos analisar para formar nossa opnião sobre o assunto.

Isso é um erro que vem desde a infância. Acredito que o método de ensino que existe no mundo é completamente desatualizado, passamos anos e anos estudando coisas que muitas vezes depois de escolhermos nossa profissão serão esquecidas, ou seja, serão anos e anos gastos pra nada.]

Não basta o método de ensino, o jeito que avaliamos é um absurdo, provas não são um tipo de avaliação. Muitas pessoas ficam nervosas e não conseguem se lembrar de nada em provas, por mais que tenham estudado por horas e horas, se o certo é saber o que aprendemos e absorvemos no tempo de aulas, poderia-se ter avaliações em que escrevessemos tudo que aprendemos e até fazer ligações entre elas, avaliar com trabalhos e coisas do tipo.

Infelizmente por causa dessa nova tecnologia que temos em mãos e que ainda não aprendemos a usar, os trabalhos escolares e universitários viram cópias de internet, alunos tem preguiça de pensar, preguiça de ler e fazer seus próprio textos e acabamos por ter pessoas que nem ao mesmo conseguem formar opiniões concretas sobre certos assuntos, perdemos o poder de argumentação.

Vamos atrofiando cada vez mais nossos cérebros, não lendo nem ao menos um livro em nossas vidas, mudando de canal quando vemos alguma cultura na TV, não indo em museus, indo no cinema somente para ver explosões ou rir e não para ver um filme em que vamos pensar e ainda argumentamos falando que nossa vida já é muito difícil, que temos que pensar muito e que vamos no cinema só para se divertir.

Cada ano que passa nos tornamos mais deprezíveis. Vemos filmes que falam de séculos atrás e achamos um absurdo alguns tipos de violências que existiam, como execusões em praças públicas em que todo iam assistir e comemoravam. Na verdade não mudamos nada, gostamos de ver o outro sofrer, vamos no cinema para ver pessoas morrendo e sempre que acontece algum acidente paramos para ver se alguém morreu. O ser humano é malvado por natureza e vemos isso até em crianças quando elas puxam o cabelo uma das outras e vemos aquela cara de satisfação por o outro ta sentindo dor.

Quanto mais evoluimos, mais caotico o mundo fica e ainda tenho que ouvir a palavrinha globalização, isso não existe e nunca vai existir, infelizes dos que acreditam que é possível isso algum dia no mundo.

Temos tudo de que precisamos em nossas mãos, coisas por muitas vezes inuteis, inventamos tranqueiras atrás de tranqueiras pra que no final não precisemos fazer nada, tirando que queremos que tudo, mas tudo mesmo seja rápido e fácil, talvez toda essa facilidade que existe no mundo que fez com que a porcentagem de obesos seja maior do que pessoas passando fome.

Você conhece alguém feliz? Alguém realmente feliz? Isso não existe, o número de pessoas depressivas cresce mais e mais a cada ano, as pessoas se sentem pressionadas, isoladas e alumas entram em depressão até pela grandeza da atenção que recebem. Além de só sabemos reclamar de tudo que acontece a nossa volta, mas mesmo assim, nos acostumamos e acomodamos.

Seria bom pensarmos um pouco se esse é realmente o futuro que desejamos, se o modo como estamos agindo e vivendo nossas vidas está correto. Em como deixaremos o mundo para os nossos filhos, não só por isso de tecnologias e facilidades que tanto desejamos, não só por essa falta de intelectualidade que domina, e sim também por causa do nosso meio ambiente, não darei uma de ambientalista aqui, mas o mundo ta morrendo, estamos no matando aos poucos, como viciados em alguma droga, nos matando pedacinho por pedacinho, acabando com nossas vidas, não sabendo aproveitar as oportunidades que temos em nossas mãos.

Aproveitemos mais toda essa tecnologia que possuimos com mais inteligencia, aproveitemos mais as coisas simples da vida.

Veja o sol se pôr, olhe um pouco pro céu, preste atenção no vento, nas árvores e nos animais, esqueça um pouco toda essa loucura que vivemos e dê um pouco de valor ao que temos fora do que nós criamos, o que sempre existiu.

E principalmente analise como você está vivendo sua vida.