27 de abril de 2009

God of War

Já ta precisando tirar um pouco de pó desse Blog porque já vejo até ratos andando por aqui.

Resolvi falar um pouco sobre um dos jogos que mais gostei dos últimos tempos e se ele não fosse realmente bom, não iriam lançar agora o número 3 para o PS3. Mas avisando já, se você ainda não jogou, ou não acabou ainda, melhor não ler esse post porque ele é muito spoiler, vai cortar toda a graça se você gosta de surpresas.



God of War foi lançando em 22 de Março de 2005 para o console do PS2, desenvolvido pela Santa Monica e pela Sony Entertainment (pessoalmente adoro coisas feitas pela Sony).



Um jogo de ação-aventura em terceira pessoa e pode-se até dizer que tem algumas características de RPG por causa que no desenvolver do jogo o personagem sempre evolui as armas e habilidades.

No decorrer do jogo sempre encontramos alguns puzzles, muito deles bem difíceis, eu sinto mais dificuldade nos puzzles do que em matar os chefões e coisas do tipo.

A história do jogo é em cima da mitologia grega e conforme o jogo for passando o personagem se encontra com vários personagens da mitologia, tanto Deuses como também monstros (minotauros, por exemplo), pra quem gosta de mitologia grega isso já é um ótimo motivo pra gostar do jogo.

Já foi premiado várias vezes, entre alguns deles foi nomeado o melhor jogo do ano pela Academy of Interactive Arts & Sciences no ano de lançamento. Em 2007, o jogo ficou em primeiro na lista dos 25 melhores jogos do PS2 na lista feita pela IGN (Imagine Games Network). Destaque que a faixa etária do jogo é para adultos.

Vamos falar um pouco da história do primeiro jogo:

Kratos é um ex-capitão em Esparta do exército definido a matar Ares, Deus da Guerra. Quem pede para Kratos matar Ares é Atenas que pede proteção para sua cidade Atenas, já que Zeus tinha proibido Deuses criarem guerras entre si, então só um mortal poderia acabar com a guerra.

O jogo começa com Kratos se suicidando em um precipício no Mar Egeu, então o jogo é feito cheio de flashbacks e no decorrer do jogo descobrimos que Kratos tinha se aliado a muito tempo com Ares com o objetivo de dar sua alma em troca de que todos seus inimigos morressem, recebendo a arma Blade of Chaos, mas o acordo é quebrado após a morte de sua esposa e sua filha por suas próprias mãos, virando então o Ghost of Sparta, o motivo de ele aceitar a missão de Atenas é o desejo de vingança dele.

O objetivo é Kratos achar a caixa de Pandora que seria o único jeito de um mortal vencer um Deus.

Obs: em jogos piratas, logo após de pegar o colar de Athenas, quase no final do jogo, demora 5 minutos em média pro jogo carregar, então não se assuste pensando que seu jogo ta com problema e foi perda de tempo jogar ele até ali.

Kratos consegue derrotar Ares no final mas continua tendo pesadelos de atrocidades que ele cometeu no decorrer da vida, mas Atenas diz à ele que ela só poderia perdoar os pecados dele, então Kratos tenta se suicidar, voltando ao começo do jogo, mas Atenas promete a ele o novo lugar de Deus da Guerra.

Um jogo que consegue equilibrar ação e raciocínio, usando criatividade de um jeito que não fique como um jogo parecendo somente de fases.

A trilha sonora foi criada por Gerard K. Marino, Ron Fish, Winifred Phillips, Mike Reagan, Cris Velasco e Winnie Waldron.

Em 2005 saiu boatos de que o jogo passaria para os cinemas, mas até agora o filme não saiu, mas já conseguimos achar alguns traillers do filme pela internet.





20 de Junho de 2007, foi lançado uma versão pra celular do jogo com o nome de God of War: Betrayal, esse jogo é uma sequencia do primeiro jogo e não do segundo, e foi desenvolvido somente pela Sony Entertainment.





Esse ano foi lançada uma versão pro PSP no dia 4 de Março com o nome de God of War: Chains of Olympus, desenvolvido pela Ready at Dawn e a história é como se fosse antes do primeiro jogo, é um pouco após a morte da família do protagonista.





No dia 13 de Março de 2007 foi lançada a sequência do jogo, desenvolvido pela Santa Monica e pela Sony Entertainment de novo e também para o PS2. Em alguns países existe o jogo em dois DVDs em que um é o jogo e no outro mostra como o jogo foi feito.



A jogabilidade continua a mesma, só que com puzzles um pouco mais complexos e mais versatilidade nos golpes.

Agora Kratos desce do Olimpo para ajudar o seu exército de Esparta a conquistar a Grécia.

Ele não foi bem aceito pelos outro deuses e ainda é atormentado pelas lembranças de seu passado. Athenas pede pra ele se acalmar porque não sabe por quanto tempo conseguirá protegê-lo da ira dos outros deles, afinal Kratos devia a divindade dele a ela. Mas os pedidos de Athenas são ignorados e ele desce pra Terra.

No começo do jogo o Kratos é perseguido por uma águia em que aparente sempre ser Athenas que veio para tiar todo seu poder. Mas em uma parte do jogo a águia se revela e é Zeus que veio para proteger Olimpo e tenta convencer Kratos a parar com todas suas trocidades, voltar a ser Deus mas a partir daquele momento obedecer todas as regras de Zeus. Kratos se recusa e é mandado para o inferno mas Gaia o salva.

O objetivo nesse jogo é a vingança de Kratos contra Zeus, em certa parte ele pensa até em desistir dessa vingança mas Gaia o lembra de que se ele desistir, será torturado por toda a eternidade não só por Zeus mas por todos os deuses do Olimpo.

Em uma batalha com Zeus, Kratos chega a pedir para o Deus acabar com todo seu tormento, mas Zeus se recusa e diz que todo seu tormento apenas começou, com raiva Kratos tenta matar Zeus mas Atenas chega para proteger Zeus, entrando na frente da batalha para proteger seu pai, e enquanto morre diz que quebrou o ciclo de pais matando filhos, no caso Kratos filho de Deus. Atenas era filha de Zeus também e nessa cena podemos ver o rosto de Kratos escurecendo de vergonha por ele lembra que não tem pai.

Kratos lembra que tem controle sobre o tempo e vai ao passado pedir ajuda de Gaia, voltando ao presente para se vingar de Zeus, ameaçando enquanto sobe para o Olimpos que começa a cair aos pedaços com os tremores, falando pra Zeus que seu filho voltou para destruir Olimpos, com a cidade em chamas abaixo dele.

The End Begins

A trilha sonora foi criada por Gerard K. Marino, Ron Fish, Mike Reagan, Cris Velasco. E a faixa The End Begins foi lançada como download gratuito para o Jogo Guitar Hero III para o PlayStation 3.



Agora sobre o God of War III teremos que esperar mais um pouco porque o lançamento do jogo está previsto pra esse ano.