11 de outubro de 2009

"Vamos subir ali em cima comigo"

Quem nunca disse alguma frase parecida com a de cima? O pleonasmo ta na boca de todo mundo e se torna quase que um vicío de tanto que o usamos. Sei que é difícil mas vamos colocar alguns dos mais comuns aqui, porque querendo ou não pleonasmo irrita, as vezes nem é muito aparente. Um bom exemplo é o subtitulo do Transformers 2 que é "A Vingança dos Derrotados", eu nunca vi alguém que ganhou se vingar e você???

Agora alguns dos pleonasmos que usamos direto: (menos os subir pra cima e descer pra baixo porque acho que isso todo mundo já sabe que é bem redundante né?)

-> Cego dos olhos (e vai ser cego do que?)
-> Maluco da cabeça (uma mão maluca ia dar muito problema por ai)
-> Acabamento final (se é acabamento, é final gente)
-> Amanhecer o dia (é a noite se não me engano anoitece neh?)
-> Comparecer pessoalmente (quem sabe no futuro não será possivel comparecer sem ser pessoalmente? Esse ai pode mudar com o tempo, pois já existem empresas q usam reuniões com câmeras)
-> Encarar de frente (por favor, encare a face da minha bu...)
-> Gritar alto (grite baixo para não incomodar seus vizinhos)
-> Goteira no teto (hauhauahua bem comum, gosteira no chão não existe)
-> Viver a vida (é povo: live and let die)
-> Ganhar grátis (se você vai ganhar é lógico que é grátis né?)
-> Canja de galinha (nãoooo, eu quero uma canja de sapo)
-> Multidão de pessoas (multidão é só de pessoas pelo que eu saiba, aliás, aparentemente)
-> Mínimos detalhes (detalhe grande é o total normalmente)

...
...
...

Desculpa a demora gente, meu olho começou a lacrimejar e a ficar mto vermelho, inchou depois de um tempo e nem conseguia abrir os olhos. Realmente, pleonasmo faz muito mal a saúde. Espero que isso não aconteça com quem ler o post.

6 de outubro de 2009

Até hoje acelerando corações

Quem teve o prazer de assistir Ayrton Senna na Fórmula 1 no final do anos 80 e inicio dos 90, nunca vai esquecer das emoções que todos brasileiros sentiam ao ver cada corrida espetacular que ele fazia e as suas comemorações no pódio em que ele mesmo se dava um banho de champagne.

Aos 18 anos em 1978, Senna já era considerado um dos melhores kartistas do país e em 1979 ganhou o título de vice-campeão mundial de kart, isso não o satisfez muito pois ele desejava mesmo ser campeão, mas ele tinha ficado empatado com o holandês Peter Kone e pelo desempate adotado na época acabou ficando só com o vice.

Quando foi para a Fórmula Ford, nenhum dos mecânicos conseguia pronunciar seu nome, e não foi por falta de tentativa, Ralph Firman teve um tentativa frustrada de tentar falar seu nome e acabou falando Herrington, por causa dessa dificuldade Ayrton ficou conhecido como Harry por muitos anos.

Senna teve muito sucesso na F-Ford, mas se apressou um pouco se mudando para Inglaterra e pouco tempo depois a sua esposa, na época Lílian Vasconcellos Souza, se separou dele.

O perfeccionismo de Ayrton gerou vários apelidos para ele, sendo um deles “quick man” (homem rápido) e “pain in the ass” que seria algo parecido com “pentelho” em português.

A primeira pole-position e primeira briga do Ayrton, não só na pista mas também fora dela, foi em sua quarta corrida da F-Ford, em Mallory Park. Senna largou muito mal e foi para terceiro, no final teve uma disputa com o argentino Enrique “Quique” Manilla, conseguiu ultrapassar ele na última curva mas o argentino o jogou para fora da pista e “Harry” acabou a corrida em segundo lugar. Depois da corrida Senna invadiu o Box de Manilla e o pegou pelo pescoço para tirar satisfações e a briga teve que ser separada pelos mecânicos.

E essa não foi a única briga dos dois, depois dessa Mansilla e Senna viviam se atracando até que foi preciso ameaçar a suspensão dos dois para que as brigas paracem e o clima acalmasse.

A técnica de Ayrton chamou muito a atenção e fez com que ele recebesse diversos convites da Fórmula 2000 para 1982, mas ele fingia que os convites não importavam, ele queria primeiro ser campeão para depois dar a sua resposta, e deu certo. Senna foi considerado o melhor piloto de sua geração pela imprensa britânica e realmente conseguia o título da F-Ford.

Ayrton nunca precisou ser dependente de patrocinadores porque seu pai Milton da Silva sempre dava auxílio financeiro, mas quando os convites começaram para corridas de maiores portes em que a segurança era considerada pouca na época por causa da quantidade de acidentes, Milton parou de ajudar Senna e o fez parar de correr por um ano e teve que agüentar as ligações de equipes inglesas e italianas no ano de 1982.

Finalmente quando o pai de Senna aceita que ele corra na Fórmula 3, as equipes já estavam completas, então Ayrton teve que voltar para a Fórmula Ford 2000, montando a sua própria equipe e fazendo com que seu pai junto com Armando corressem atrás de patrocinadores aqui no Brasil.

Mesmo não conhecendo as pistas depois de algumas voltas Senna já se acostumava com a pista e chegava muitas vezes aos tempos próximos de recordes e quando se sentia muito a vontade costumava comparar o seu carro com o kart.

Finalmente no meio do ano de 1983 Ayrton pilotou pela primeira vez um carro de Fórmula 1 em um teste e quase ninguém se lembra de detalhes daquele dia, foi um dia completamente sem importância apesar de Senna ter andado mais rápido que todos que já tinham usado um carro da Williams. Apesar da pouca importância desse dia, Senna quando viu o carro deu uma volta nele e disse que o dia havia chego e logo após sentar no volante chorava de emoção, era o sonho dele se realizando.

Apesar de Senna surpreender a todos com a sua habilidade a velocidade em um carro de Fórmula 1, ninguém sabe como mas Ayrton foi rejeitado para a temporada de 1984. Tentou em várias equipes e só conseguiu uma vaga para a Toleman, e o arrependimento das rejeições de Senna vieram rápido, quando a corrida foi em Mônaco, mas ai já era tarde demais.

A corrida de Mônaco foi suspensa na 31ª volta e Senna estava em segundo lugar, a suspensão foi em cima do argumento de que chovia demais, Ayrton não acreditava quando desceu de seu carro e ficava de perguntando o porque de terem suspendido a corrida. Mas essa corrida que fez com que ele ficasse conhecido como a grande revelação de 1984 na Fórmula 1.

Somente em 1988 que Ayrton Senna teve o prazer de ganhar o campeonato e desde o início esse era o seu maior objetivo para aquele ano.

Depois disso era só vitória atrás de vitórias, Senna era o melhor piloto, fazendo coisas que ninguém antes tinha conseguido antes e revolucionando a Fórmula 1.

No treino do dia 30 de Abril de 1944 o austríaco Roland Ratzenberger bateu contra um muro, na hora Senna disse que o treino tinha acabado para ele e foi para a área reservada, após a confirmação da morte de Roland, Senna foi no lugar da batida e ficou o resto do dia completamente mudo.

No dia seguinte Senna estava completamente diferente do habitual, estava quieto, respondia somente o necessário e pausadamente. Ayrton estava revoltado com a falta de segurança da pista de Ímola e por causa da proibição do uso de equipamentos eletrônicos que ajudavam na segurança dos pilotos.

Logo na largada o pneu da Lótus do português Pedro Lamy voou até a arquibancada e deixou três feridos, o certo seria anular a largada, mas os comissários preferiram a entrada do safety car e somente após duas voltas que teve a segunda largada.

Cinco minutos depois Aurton Senna bateu contra o muro, seu carro perdeu a aderência, voou, bateu no muro e voltou completamente destruída. Depois da batida Senna não se movia mais.

Foi triste ver a cena dos médicos tentando salvar sua vida na pista, colocando soro e fazendo a traqueostomia, mas mesmo com esse acidente, 13 minutos após seu corpo ter sido removido da pista por um helicóptero, a corrida teve outra largada.

As 18h13 (hora de Bolonha) foi anunciada a morte cerebral do piloto, e meia hora depois o falecimento.

O enterro de Ayrton Senna comoveu todos do país, o cortejo foi em São Paulo e havia milhares de pessoas nas ruas para prestar uma homenagem ao maior ídolo da época do pais.

Mesmo deixando muitas saudades teve outras coisas que ainda permanecem de Senna, como a fundação Senninha que ajuda milhares de crianças com projetos sociais.

Ayrton Senna bateu o recorde de 19 voltas mais rápidas, teve 65 pole-positions, 41 vitórias, 60 pódios e deixou um grande vazio no coração de todos os brasileiros.