19 de janeiro de 2011

Livro: Filmar o Real

Conhecendo o documentário brasileiro



Quando pegamos o livro Filmar o Real não podemos esperar achar dicas de como fazer o mesmo. O livro dá dicas de documentários brasileiros e avalia as mudanças entre eles.

Para quem gosta de documentário e tem interesse em saber as mudanças que tivemos no país nesse gênero conforme os anos é uma ótima dica.

Além disso o final do livro conta com uma lista vasta de documentários que a autora aconselha.

O livro poderia ser mais extenso e explicando melhor o estilo de cada filme demonstrado mas a autora preferiu analisar vários conforme os anos para mostrar qual foi o foco principal de cada ano.

Se ela optasse por escolher mais os filmes recentes e analisar como os documentários são feitos atualmente seria mais útil para estudantes e pessoas que desejam fazer um documentário, mas não foi essa a escolha.

Aconselho a todos que tem interesse pela cultura do país e como ela é transmitida nos filmes comprar esse livro que é muito fácil de se ler e bem curto.

13 de janeiro de 2011

[DÚVIDA] Mas e Mais

Quem nunca travou na hora que estava escrevendo com dúvida se o correto era utilizar o "mas" ou o "mais" na frase? Ou quem nunca percebeu que uma pessoa usou um dos dois errado?

Esse é um erro bem comum no português, mas para conseguir não errar mais não é um bicho de sete cabeças.

É bem simples para conseguir diferenciar os dois, é só decorar que o "mas" é um conjunção adversativa e equivale a "porém", "contudo", "entretanto", ou seja, se refere a consequência enquanto o "mais", que é um pronome ou advérbio de intensidade, opõe-se a menos e é usado para dar sentido de adição.



Então se pintar a dúvida na hora de escrever pense em adição e consequência que você vai saber qual dos dois usar se tiver decorado a diferença.