4 de abril de 2011

E-readers X Livros Tradicionais

    
     Desde o lançamento do primeiro livro digital, a dúvida de se os e-readers substituíram os livros tradicionais assombra todos os leitores, editoras e escritores.
     Não tem como negar que a compra de um e-reader tem algumas vantagens como poder carregar muitos e muitos livros dentro da bolsa em um único equipamento bem leve, mas os livros digitais vendidos em livrarias brasileiras ainda são tão caros como livros de papel e os vendidos em lojas como a da Kindle só possuem versões em inglês o que dificulta para as pessoas que não sabem a língua.
     Mas esses "brinquedinhos" continuam a cada dia que passa atraindo mais a atenção de leitores compulsivos e se adaptando as vontades dos mesmos, tanto que hoje já conseguimos achar e-reader com telas coloridas, o que era impossível no início já que elas eram só em preto e branco.
     Com toda essa tecnologia a disposição dos consumidores não é pra menos pensar que os livros tradicionais sairão de circulação e tudo passará para o virtual, mas mesmo depois de alguns anos que o e-reader chegou ao Brasil percebemos que o medo de o papel sumir não precisa ser tão grande. As pessoas que gostavam de livros continuam comprando mesmo se comprarem um leitor de livros digitais.
     A diferença agora é que quando as pessoas vão sair, para não carregar o peso de livros grossos, acabam usando os equipamentos, mas mesmo assim gostam de em sua casa ter uma estante cheia dos livros que leram caso as pessoas forem apaixonadas mesmo por leitura. (não acredito que alguém que não goste de ler compre um Kindle)
     Já foi bastante mencionado que as vantagens de um e-reader é que ele é compacto, ocupa pouco espaço, é leve e é capaz de armazenar centenas de livros, mas então qual a vantagem de ler um livro de papel?
     Muitos leitores ainda preferem o livro de papel pela sensação de virar a página, sentir o cheiro do livro e até mesmo o peso de um livro é bem reconfortante para alguns. Além disso, algumas pessoas tem dificuldade de se concentrar em telas e sentem muita fadiga. E isso não acontece só com pessoas que tem o costuma de leitura a muito tempo, muitos dos novos bookaholics também não ficam confortáveis com a idéia de utilizar completamente ou em partes os e-readers.
     Aparentemente os livros tradicionais não vão sumir tão rápido assim do mercado, tanto por causa dos preços absurdo dos e-books no Brasil como também pelo prazer de manusear o papel.


Escolhendo o seu E-reader


      Se você é uma das pessoas que desde o lançamento do Kindle morre de vontade de ter um leitor de livros precisa saber de algumas coisinhas para escolher bem o seu equipamento.
     Procure alguém que já tem aquele modelo e marca para verificar a qualidade e se a pessoa está satisfeita, hoje em dia com a internet é muito mais fácil achar reclamações ou até mesmo elogios a algum produto, então pesquise bem.
     Verifique quais os formatos que ele lê, para não criar complicações com os arquivos que você já tiver ou for comprar, alguns dos e-readers não são habilitados a ler epub ou até mesmo pdf.
     Os aparelhos podem ter funções adicionais além da leitura, saiba que se utilizar mais de uma função ao mesmo tempo a bateria durará bem menos do que o vendedor diz.
     Existem dois tipos de telas utilizadas no e-readers, uma é o famoso e-ink e a outra é a tela de TFT. O e-ink é o que mais se assemelha a papel dando pouquissimo cansaço nos olhos e ainda é possível a sua leitura no sol, mas se você tem a mania de ler na cama antes de dormir ele não irá dispensar o abajur. Como ele produz pouca luminosidade pode dificultar a leitura em lugares escuros ou fazer com que você force a vista. Já o TFT é um tipo de LCD feito com finas películas e que cansa muito menos a vista do que as telas normais de computador mas algumas pessoas ainda podem sentir cansaço na vista, a vantagem do TFT é a sua leitura no escuro, mas no sol pode ser um pouco difícil de ser ler apesar de a tela não fazer reflexo.
     Alguns possuem a tela touch e não acho isso uma boa. Se você já teve um celular touch já percebeu que os nossos dedos sujam muito a tela e acredito que o mesmo ocorra em e-readers, o que deve dificultar e muito a leitura.
     Concluindo a discução sobre e-readers X livros tradicionais: independente de você ter gostado ou não da idéia de ter um leitor de livros eletrônicos não importa, você pode ler por eles, por tablets ou os livros tradicionais que não faz diferença, o importante é manter o hábito da leitura, enriquecer seu conhecimento e se divertir.