10 de setembro de 2011

Freddie Mercury


    Na segunda-feira dessa semana (05 de Setembro) o rei do rock teria feito 65 anos caso não tivesse falecido a quase 10 anos atrás.
     Não, não é o Elvis de quem eu vou falar. Esse post é dedicado ao Freddie Mercury, vocalista da banda Queen e até os dias de hoje fazendo muito sucesso.
     O nome de nascença do Freddie na verdade era Farrokh Bulsara e ele faleceu no dia 24 de Novembro de 1991 de broncopneumonia causada pela AIDS. Ele fazia parte da banda Queen e também teve diversos trabalhos solos.
     A voz do Mercury é inesquecível, depois de ouvir você entende o porquê ele é tão elogiado por críticos e lembrado até os dias de hoje, ele consegue alcançar a quarta oitava, nem tente isso em casa que fará mal para a sua voz.
     A música de mais sucesso dele na banda Queen é a Bohemian Rhapsody, que foi até escolhida para propaganda de um carro que está sendo transmitida na TV.
     Freddie era um persa das ilhas de Zanzibar (localizadas na África Oriental) passando sua infância lá e na Índia.  
     Desde pequeno ele tinha contato com a música e com os costumes britânicos, aos sete começou o piano e aos oito em escolas com costumes da Inglaterra. Aos 12 ele já tinha a primeira banda que teve o nome de The Hectics.
     Aos 17 anos que Freddie finalmente foi para a Inglaterra, seus pais fugiram de Zanzibar devido a Revolução para independência do país que até 1964 era uma republica inglesa.
     O nome diferente do de nascença foi devido a um apelido em uma escola na Índia, São Pedro, em que chamavam ele de Freddie e o Mercury ele adotou quando iniciou na banda Queen.
     Apesar de o tom de voz dele ser barítono, a maior parte de suas músicas usam tom de tenor. Ele conseguia passar de um tom para o outro sem dificuldade ou desafinar e o mais incrível é que ele nunca obteve formação vocal, a única coisa relacionada a música que ele estou foi o piano.
     Em 25 de novembro de 1992, foi inaugurada uma estátua em sua homenagem, com a presença de Brian May (guitarrista), Roger Taylor (baixista), da cantora Montserrat Caballé, Jer e Bomi Bulsara (pais de Freddie) e Kashmira Bulsara (irmã de Freddie), em Montreux, na Suíça, cidade adotada por Freddie como seu segundo lar.

Curiosidades

  • Freddie Mercury não sabia dirigir.
  • Freddie tinha uma paixão peculiar por gatos. Essa paixão era tão exagerada que, durante o intervalo de gravações do álbum Innuendo, ele apresentou uma música em homenagem a sua gata, Delilah. O problema é que o baterista, Roger Taylor, não gostou da música e saiu do estúdio, só voltando no dia seguinte. Mesmo assim, a música homônima ao felino foi gravada.
  • Seu maior sonho, musicalmente falando, era cantar ao lado de Montserrat Caballé, realizando-o em 1988, com o álbum Barcelona.
  • No anime chamado Cromartie High School, há um personagem chamado Freddie, uma paródia do vocalista da banda Queen.
  • Freddie também aparece no anime e no mangá Beck - Mongolian Chop Squad, em sonhos tidos pelos protagonistas dos mesmos.
  • Freddie nunca se casou com Mary Austin, foram apenas namorados. Mesmo depois de terminarem, continuaram grandes amigos. Grande parte de sua herança foi destinada a ela.
  • Morreu no mesmo dia que o baterista da banda Kiss, Eric Carr.
  • Diz uma "lenda" que o Queen jamais viajava junto, de avião. Os quatro integrantes viajavam de dois em dois em aviões separados, pois, se o avião caísse, a banda poderia continuar com os outros dois integrantes.
  • John Deacon, baixista da banda, era muito próximo a Freddie, tendo dividido várias composições de sucesso com o cantor. Em homenagem ao amigo decidiu se retirar do mundo da música após o final do Queen.
  • Sua bebida preferida era champagne.
  • Era grande admirador de John Lennon.
  • Fã declarado de Freddie, Akira Toriyama, o criador do anime Dragon Ball, fez o professor de baseball de Gohan em homenagem a Freddie.
  • Em 05 de Setembro de 2011, o website de busca, Google, homenageou o cantor. Na página, existe um doodle musical, que executa a "Don't Stop Me Now", grande sucesso da sua carreira.

     Freddie Mercury, não importa o tempo que passar, seremos eternamente os seus fãs e para sempre suas músicas iluminarão nossas vidas. Obrigada pelo pouco tempo que foi possível ouvir a sua voz ao vivo e aproveitar todo esse seu dom.

0 comentários: