12 de setembro de 2011

Filme x Livro "Água para elefantes", Sara Gruen

Edição: 1
Editora: Sextante
ISBN: 8599296159
Ano: 2007
Páginas: 336
Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
     Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
     Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
     É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
     "Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Título Original: Water for Elephants
Gênero: Drama
Direção: Francis Lawrence
Estreia no Brasil: 29 de Abril de 2011
Duração: 122 minutos
Elenco: Christoph Waltz (August Rosenbluth)
Robert Pattinson (Jacob Jankowski)
Reese Witherspoon (Marlena Rosenbluth)  
Sinopse: Jacob Jankowski (Hal Holbrook) já passou dos 90 anos e não consegue esquecer seus momentos da juventude nos anos 30, período difícil da economia americana, que o levou a trabalhar num circo. Foi lá, enquanto era jovem (Robert Pattinson) e um ex estudante de Veterinária, que ele conheceu a brutalidade dos homens com seus pares e também com os animais, mas encontrou a mulher por quem se apaixonou. Marlena (Reese Whiterspoon) era a Encantora dos Cavalos, a principal atração e esposa do dono do circo: August (Christoph Waltz) um homem carismático, mas extremamente perigoso quando suas duas paixões estavam em jogo. 


O filme que entrou em cartaz no dia 29 de Abril, dirigido por Francis Lawrence, que também dirigiu o Eu Sou A Lenda, é baseado no livro de mesmo título da autora Sara Gruen, o qual já ganhou diversos de prêmios como o BookBrowse, de 2007, na categoria de livro mais popular e a escolha número um do Book Sense em junho de 2006, além de nos EUA e até mesmo aqui no Brasil ter ficado diversas vezes na primeira colocação de Best Sellers.

A história é sobre o Jacob Jankowskim interpretado por Robert Pattinson, que aos 23 anos teve que enfrentar a morte dos pais no final do seu curso de veterinária, além de descobrir não ter direito a nada do que ele pensava ser dos pais. Ele não aguenta estar sem teto e sem ninguém por perto e abandona a faculdade nos exames finais.

Em sua fuga alucinada de tudo aquilo que estava acontecendo em sua vida ele encontra o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra, no qual ele é admitido como cuidador dos animais.

Durante o decorrer da história Jacob se apaixona por Marlena (Reese Witherspoon), a estrela do número de cavalos e esposa de August (Christoph Waltz), e depois por Rosie, uma elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

Como na maior parte das adaptações cinematográficas, o livro possuí muitas coisas a mais e outras são modificadas no filme para atrair mais a atenção do público, o que pode deixar um pouco desgostosos os fãs do livro.

Uma coisa legal de destacar é que tanto o filme como o livro não fazem tradução do polonês que aparece em algumas frases e nos sentimos deslocados por não saber o que é falado.

Um personagem principal é completamente eliminado no filme como se ele não existisse e outro, o August, assume todas as cenas em que ele deveria aparecer e até mesmo falas. Muitas coisas não são explicadas, levando a dar uma impressão completamente diferente do livro sobre os personagens e as situações.

A escolha dos atores foi boa apesar de, aparentemente, o Pattinson nunca abandonar o seu personagem de maior sucesso da série Crepúsculo ou então seja algum estilo próprio de interpretação. Ele sempre está com a boca mexendo como se tentasse falar alguma coisa e sempre fosse impedido por outra.

Em compensação a magia de viver em um circo, remete o telespectador aos sonhos de infância e a fotografia do filme é uma coisa de tirar o fôlego com toda sua beleza. As cenas foram rodadas em diversos lugares: Los Angeles, Piru, Fillmore, na California; Chattanooga, Tennessee; Kensington e Chickamauga na Georgia. Todos esses lugares foram escolhidos muito bem para demonstrar a magia de viagens de trens e montagens de acampamento do espetáculo.

A trilha sonora do filme, produzida por James Newton Howard, é quase imperceptível em alguns momentos a não ser quando a banda espetáculo toca. A função dela durante a maior parte do filme é apenas dar mais emoção e dar ritmo as cenas, o que foi feito de modo impecável e emociona quem assiste. Já as partes com músicas que foram colocadas para dar destaque o produtor deu preferencia por músicas da época e pelo blues e nesse caso elas também complementam a trama e mostra com suas letras os sentimentos dos personagens que não são ditos, mas isso não fica perceptível para algumas pessoas por todas as músicas são em inglês.

Diferente do livro, a produção cinematográfica de Água para Elefantes não é um daqueles filmes que marca e é lembrado pelo resto da vida, devido aos diversos cortes que a história teve. Mas é um romance interessante e merece ser assistido.

Já o livro é uma história que prende até mesmo as pessoas que não gostam de romance, é uma história feita para todos os gostos nos emocionando e não deixando que desgrudemos os olhos das páginas.

1 comentários:

Mônica disse...

Eu assisti ao filme, mas não li o livro. Mas pelas muitas resenhas que já li sobre ela, acredito que o livro seja bem melhor. Mas quanto ao filme, é lindo e eu derramei muitas lágrimas, kkk
Bju